Veja alguns cuidados básicos para evitar que estes “demônios peludos” entrem em sua casa:
+ Deve haver obstáculos na entrada de sua casa, para evitar que os ratos entrem facilmente. Também vede ralos.
+ Mantenha alimentos em locais fechados e difícil acesso a roedores.
+ Mantenha seu lixo fechado para evitar que ratos venham comê-lo.
Tem um rato em minha casa?
A presença de trilhas, galerias, ninheiras, manchas de gordura na parede, roeduras, tocas, rastros e fezes são instrumentos para identificar e estimar a população de ratos.
Além de enchentes e alagamentos, as fortes chuvas de verão trazem outro transtorno, principalmente para quem mora em casa: os ratos, responsáveis pela transmissão de diversas doenças, sendo algumas delas muito graves, como a leptospirose., com alguns cuidados você consegue evitar que esses animais infestem seu lar.
Em primeiro lugar, lembre-se que os ratos são atraídos por comida - por isso, deixe os lixos bem guardados, em recipientes fechados com tampas. Se você tem animais de estimação, uma dica importante: coloque no potinho de ração somente a quantidade necessária para alimentar seu pet. "Evite manter os potes expostos ou do lado de fora da casa, para não atrair os roedores".
Verifique também se as tampas de ralos e da caixa d'água estão fixas, a fim de impedir que os ratos consigam movimentá-las.
Outra forma de combater a infestação de ratos é a desratização, técnica que consiste na aplicação de iscas presas em ratoeiras ou em arames por toda a casa e pelo quintal. Neste procedimento, o rato se alimenta da isca, fica com sede e volta para o esgoto, onde bebe água e morre, pois a isca coagula o sangue do animal.
No entanto, a melhor prevenção continua a ser a higiene: manter a casa sempre limpa contribui para deixar os roedores longe de seu lar.
é preciso ter muito cuidado com a limpeza e o manejo do lixo orgânico. Não acumule lixo na cozinha; logo que o cesto fique cheio, amarre o saco plástico e deposite-o em local apropriado. Procure não esquecer os dias em que o caminhão de lixo passa na sua rua, assim os sacos de lixo não ficam acumulados no seu quintal.
Não deixe restos de comida na pia da cozinha ou no fogão. Se for deixar para lavar a louça no dia seguinte, passe água nos pratos e panelas.
Se você suspeita de que há ratos circulando em sua casa, guarde bem os alimentos não perecíveis em depósitos de plástico ou vidro, pois esses animais conseguem perfurar pacotes de arroz, feijão, macarrão, etc.
Mantenha armários e guarda-roupas bem fechados durante a noite e bem arejados durante o dia, pois ratos gostam de lugares fechados e escuros para fazer ninho. Um rato do mais, pequeno que possa ser; consegue roer uma porta maciça com 3 cm de espessura(madeira nobre bem seca de há mais de 50 anos em estado impecável e pesadíssima)de forma a poder passar pelos cerca de 5 ou 7mm.que separam a porta do chão.