Quem é que nunca melecou todo um chinelo com “gosminha” de barata, depois de uma ou várias chineladas? A maioria das pessoas já usou essa medida em um momento de desespero. Porém, apesar de muito eficaz na eliminação imediata do problema ela é ineficiente em longo prazo. Aqui serão descritas formas simples de evitar ou até mesmo eliminar baratas de ambientes domésticos.
As baratas podem viver e multiplicar-se em esgotos, fossas, caixas de inspeção de encanamentos, latrinas, entre outros ambientes, o que torna a eliminação de sua população muito difícil. Mesmo assim, em condições normais o controle é fácil com melhorias de higiene, pouco uso de inseticidas e outras medidas.
Medidas preventivas: é melhor prevenir que remediar!
Seguem os primeiros e, de certa forma, os principais passos a se executar para evitar as baratas. Essas ações se baseiam na eliminação da água, alimento e abrigo das baratas, indispensáveis para sua sobrevivência.
1. Eliminação do acesso a alimento:
Nenhuma substância que sirva de alimento para as baratas deve estar acessível e isso abrange desde comidas como as de dispensas até restos e resíduos do chão e de roupas, lixo, rações de animais, etc. São exemplos de ações que garantem isso:
limpar regularmente a casa;
manter alimentos bem fechados e guardados, especialmente à noite;
evitar recipientes de papelão ou madeiras (preferidos pelas baratas para deposição de ootecas);
usar latas de lixo herméticas que não permitam o acesso ao alimento pelas baratas;
manter terrenos ao redor das residências capinados e sem lixo;
manter ralos de cozinha, banheiro e área de serviço limpos e desinfetados com creolina;
manter pia, fogão e o espaço embaixo da geladeira sempre limpos e secos, principalmente durante a noite;
limpar cuidadosamente e regularmente os locais onde possam acumular poeira ou restos alimentares: fornos, armários, despensas,sob pias, etc;
não deixar a alimentação de animais domésticos acessível aos insetos.
2. Eliminação de acesso à água:
A hidratação é indispensável para a sobrevivência das baratas, que é feita principalmente na condensação debaixo das geladeiras, poças dos cantos das cozinhas e áreas após lavagens, torneiras que vazam, garrafas de refrigerante vazias, frutos maduros e outros. Uma atenção especial a pias, geladeiras e ralos dificulta o acesso à água.
3. Eliminação de locais de abrigo:
Frestas, fendas, vãos e buracos em paredes, armários, pias, rodapés e batentes são ambientes propícios para crescimento e reprodução de baratas. Por isso, deve-se mantê-los rebocados ou cimentados ou vedados com silicone e frestas de armários e portas internas e externas, principalmente aquelas perto da pia, devem ser vedadas com borracha, e fazer como prevenção uma Dedetização de Baratas
4. Bloqueio de acesso à residência:
Outra forma importante de evitar esses insetos é impedindo seu acesso à residência. Para isso, ralos devem estar sempre bem fechados, sob pesos, como saquinhos com areia, parte inferior externa de portas vedada com borracha e janelas protegidas por telas. E o mais importante todos os ambientes de preferência imunizados, com uma Dedetização de Baratas.